Henrique Vicente

Sunday, October 23, 2005

Windows XP StartEd Brazilian for Brazil Only

A Microsoft recentemente afirmou estar desenvolvendo uma versão mais "light" do seu sistema operacional, Windows XP, para ser vendida em países do terceiro mundo.

Abaixo mostro as coisas ridículas nele por ordem crescente de "ridicularidade":
  1. Não há suporte para conexões de dois computadores com Windows entre si
  2. Resolução máxima de 800x600
  3. Gerenciador simplificado de tarefas. Em outras palavras, no máximo três programas funcionam ao mesmo tempo (antívirus, firewall e Explorer?)
Entre os países "beneficiados" está o Brasil, mas eu não esperava que essa porcaria chegasse aqui tão cedo...

A um tempo atrás, andando pelo Hiper Bompreço, eu me deparo com um computador com preço bem reduzido... Imaginei se tratar de um com Linux. E era, mas ao lado tinha um semelhante que custava aproximadamente 100 reais a mais.

Fui ver a diferença na configuração e... É, o mais caro vinha com esse sistema operacional fantástico...

Hoje eu fui lá e, por sorte, estava com minha câmera... Decidi tirar uma foto do selo de autenticação que todo computador com sistema operacional OEM da Microsoft recebe...



Ainda me dei ao trabalho de, no Gimp, distorcer o código de barras e apagar e modificar uns caracteres do serial number. Apesar de acreditar que isso não é necessário, por ética, eu fiz... Álias, ética é algo que a Microsoft não tem.

Eu fico pensando... Será que algum pirata desavisado copiaria e tentaria vender o Windows XP Start Edition? Bem... A Microsoft alega que o StartEd é uma forma de diminuir a pirataria... De fato, é... Quem iria copiar essa porcaria?

Realmente é uma falta de respeito com os consumidores...

Como se isso bastasse, o Brasil é palco de outro projeto. A Microsoft e a rede de varejo Magazine Luiza, em parceria, adotaram um novo tipo de vendas de computador. O PC pré-pago. Você compra o computador por um preço reduzido (até mesmo R$600,00) e, para usar, é necessário comprar cartões de crédito. Justamente como em um celular pré-pago. Após ter comprado uma certa quantia de créditos, você está livre para usar o seu computador sem gastar dinheiro com créditos... Detalhe: nem modem esses computadores possuem. E provavelmente deve ter algum contrato... Senão até eu teria comprado. Comprado, formatado o HD e instalado um sistema operacional decente (SuSe Linux). E ficaria muito grato à Microsoft... Vale ressaltar que o custo final de um computador pré-pago, assim como nos celulares, é cerca de 50% mais caro que um computador... Verdadeiramente-pré-pago?


Saiba mais:
Microsoft purportedly working on Windows XP Light
Windows XP Starter Edition hopes to make inroads against Linux, piracy
Magazine Luiza testa projeto de PC pré-pago


0 Comments:

Post a Comment

<< Home