Henrique Vicente

Thursday, July 14, 2005

Porcaria de suporte de instalação do Velox

A um tempo atrás implorei a meu pai processar o serviço de banda larga utilizado aqui em casa, Acesserápido da Cabomais, por causa de uma falcatrua que praticamente todos, inclusive o novo serviço que estou usando, participam. A obrigatoriedade de provedor, algo que tecnicamente não influencia a conexão à Internet porém obrigatório por causa de uma lei elaborada para proteger os "clássicos" provedores de conexão dial-up ainda que na prática ela traga praticamente apenas benefícios às grandes companhias de telecomunição.

Então devido a uma série de desagrados com o serviço (i.e., cobrança de um provedor do mesmo grupo da companhia de TV a cabo uma vez que não havia indicado nenhum provedor sem autorização e quase que duplicando o valor da mensalidade, constantes aumentos na mensalidade) e demora para que o julgamento fosse realizado, marcado para o mês de Agosto de 2006, decidi migrar para o Velox e graças a um acordo ficar livre do pagamento das mensalidades atrasadas (todas) do provedor não autorizado.

Até aí tudo bem, recebi o modem rapidamente... então por já saber que essas empresas não dão suporte a outro sistema operacional a não ser Windows decidi deixar o computador preparado para instalar, na verdade a única que faltava seria habilitar o serviço ADSL, feito isso, hoje um pouco antes do técnico chegar para fazer testes na linha e anotar dados como ruído e taxa de transferência, o modem passou a funcionar corretamente porém quando eu ligo o computador tenho a surpresa do serviço não está funcionando.

Apesar de saber que era um modem com função de roteador eu tinha visto na caixa dele que ele estaria configurado para funcionar como ponte então configurei o programa para conexão, não necessário quando o modem é utilizado como um roteador, e coloquei um script para fazer autenticação automática para evitar precisar entrar no site da Veloxzone, ou seja, tudo estava perfeitamente configurado para assim que o computador fosse ligado a Internet ser ativada.

Todavia há dois dias atrás, quando não havia ainda colocado uma extensão da linha de telefone para perto do computador decido testar para saber se o serviço já estava funcionando e se tudo estivesse funcionando perfeitamente informar que não seria necessário um técnico se deslocar até aqui.
Então vou com um notebook para perto de uma extensão, ligo o modem nela e no computador e faço a instalação pelo cd que veio com o modem, no meio das opções lá estava um campo para marcar se desejava fazer a instalação básica ou avançada.

Decido por fazer a instalação avançada, ainda que o modem não indicasse estar reconhecendo a linha como ADSL, isso não seria problema se a porcaria do programa cheio de desenhos simulando ambientes 3D e outras frescuras de gosto duvidoso para algo que deveria ser o mais simples possível não fizesse uma distinção radical quanto à instalação básica e a avançada.
Ela simplesmente entende instalação básica como a instalação do modem como ponte e a avançada a instalação do modem funcionando como roteador. De fato há um texto na parte de ajuda falando sobre o assunto, porém como eu não tinha nenhuma dúvida no que estava a fazer não iria perder tempo o lendo.

Resumindo, ela informa ao modem que ele deve se comportar como roteador e eu não fazia a menor idéia disso uma vez que não li o texto de ajuda.

Não seria muito mais simples se ao invés de distinguir normal e avançado por isso simplesmente perguntasse se gostaria de usar como roteador ou ponte com um breve texto explicativo dizendo que só deveria usar como roteador os interessados em usar mais de um computador ligado à Internet através de um distribuidor de conexão a ser adquerido separadamente?

Ao menos a pessoa do suporte técnico que veio aqui declarou que poderia ajudar praticamente em nada por não conhecer e disse para eu entrar no centro de administração do modem por um navegador, eu já havia fuçado no modem mas via Telnet, um protocolo onde as mensagens são trocadas em modo texto, e FTP, um protocolo de transmissão de arquivos, porém tinha desistido através de acesso pelo navegador por ser muito lento por algum motivo que desconheço mas que está relacionado ao firmware original do modem...

Então ela disse que eu poderia mudar para bridge lá, aí configurei e antes do modem responder se a operação teria sucedido, por não haver mais necessidade aparentemente, o técnico já teria ido embora.
Por surpresa quando eu volto para analisar o modem não teria aceito e não teria disponibilizado nenhuma mensagem de erro, assim decidi procurar na Internet sobre o que poderia ser e vi que muitas pessoas chegaram a mudar o firmware dos seus modens para poder resolver o problema...

Após horas a fio procurando na Internet e tentando configurar o modem de outras formas decido entrar em contato com o suporte via telefone... quase dispensado por não utilizar o Windows eu apelei dizendo que essa configuração independia do computador, etc, etc, e o técnico disse que poderia reverter isso pelo CD de instalação que rodava apenas sobre Windows. Então percebo o que aconteceu... e o técnico pergunta se não possuo o sistema operacional Windows no meu computador, alego que não, e ele simplesmente repete o mesmo e para não ser chato digo que eu tento arrumar um computador com Windows... tudo ok, meu pai chega com o notebook que atrapalhou a minha vida e eu consigo arrumar isso...
O ridículo de tudo é que o Velox não dá suporte algum para outros sistemas operacionais a não ser Windows, nem ao menos aos outros três mais utilizados no Brasil: Linux, MacOS e FreeBSD.

Ao menos o técnico que veio aqui declarou que não poderia ajudar muito, me informou o telefone dele para ele contactar algum amigo que sabia caso eu não resolvesse e me informou que no CD haveria alguma coisa para Linux, de fato havia dois programas que poderiam ajudar pessoas com algum conhecimento em Linux, UNIX ou semelhantes... sem acesso à Internet no momento.
Eu já tinha baixado esses programas, que só serviriam para quem optasse usar o modem como ponte e não cometesse o erro de mexer em porcarias de Windows com o modem como eu fiz. Inclusive separaram um arquivo fundamental para compilar o programa de forma que iria complicar uma pessoa sem conhecimento nisso se fosse os ler.
E pior, não há absolutamente nenhuma ferramente para usuários de Macintosh nem nada ensinando como instalar o Velox em um Mac apesar de talvez um desses programas, o responsável pela conexão, na parte para Linux funcione em um iMac assim como funciona em alguns outros BSD e no SunOS.

PS: Seria ótimo se realmente existisse diferença em relação ao provedor que a pessoa escolhesse mas na realidade não há.


0 Comments:

Post a Comment

<< Home