Henrique Vicente

Sunday, June 19, 2005

Comprar pela Internet

Muitas pessoas são receiosas em comprar pela Internet devido a freqüente acontecimentos desagradáveis publicados pela imprensa dita especializada em computação, mas que na maioria são pessoas desatualizadas e até mesmo despreparadas que trabalham na redação.

E vez por outra aparecem nos ridículos cadernos de informática algumas matérias ensinando as pessoas comprarem na Internet, mas o que eles não deixam claro é que no Brasil devido a alta taxa alfandêgaria e outros impostos em geral as pessoas quando procuram comprar na Internet estão atrás de produtos em lojas fora do país que com o frete e impostos na região de envio não chegue a custar aqui mais que $50 USD (United States Dollar) por causa de uma isenção de impostos em compras feitas de pessoa física para pessoas físicas até esse valor, ou, na maior parte dos casos, as pessoas procuram comprar produtos que entraram sem pagar impostos devido a taxa de isenção ou outros fatores, como contrabando, algo extremamente benéfico para a saúde financeira das pessoas uma vez que o governo brasileiro não colabora...

Mas porque defender o contrabando?
  • É graças ao contrabando que hoje eu tenho uma câmera digital decente, com vários acessórios extras adquiridos, inclusive fabricada no Japão mesmo sendo fabricada aqui no Brasil por custar muito menos.
  • Também graças ao contrabando que possuo em casa outros equipamentos como combo leitor DVD/Gravador cd-rw, Pen-drive, cd player para carro, câmera de segurança, interfone, unidade de cd-rom, afinador para instrumentos musicais, 2 pares de fones de ouvido decentes, placa de som 5.1 canais (dá para instalar um hometeather nela), e que em breve estarei comprando um tocador digital de música e, se possível, ano que vem, um notebook. Além de outras coisas aqui em casa que não me lembre e que foram compradas para amigos...
  • Preciso dar mais motivos? Você pode me chamar de egoísta uma vez que eu não estou "contribuindo para a humanidade" ao pagar impostos, mas ai eu pergunto: será que eu não estou fazendo um bem não apenas a mim mas para a sociedade em geral?
    É claro que eu estou, é graças a estas muambas eu tenho uma qualidade de vida melhor hoje em dia e assim posso fazer mais por mim e pelas outras pessoas além de não ter jogado dinheiro fora uma vez que o governo não mostra para onde vai boa parte do nosso dinheiro, exceto quando aparece algum esquema de corrupção...
Mas em fim, onde eu quero chegar? Eu quero com esse artigo dar algumas dicas de como comprar na Internet e ficar tranqüilo.

Para comprar nacionais você deve procurar algum site de leilões e vendas pela Internet que seja bem reconhecido na localidade, no Brasil podemos optar pelo Mercado Livre que faz parte do maior site de leilões do mundo, o eBay, vale ressaltar que apesar deles serem conhecidos como sites de leilões você encontra praticamente produtos à venda, sem serem através de leilões.
Nesse tipo de comércio o seu instinto vai fazer você procurar comprar algum produto no vendedor que o ofereça mais em conta, não estranhe se achar que os preços estão muito baixos, isso ocorre devido a maior parte, para não generalizar dizendo todos, dos produtos não pagarem impostos por serem trazidos por muambeiros.
Então, voltando ao assunto, após selecionar as ofertas mais em conta você deve analisar o histórico do vendedor e suas qualificações, para compras de alto risco (que o prejuízo possa ser muito grande) é essencial comprar de vendedores com no mínimo algumas centenas de qualificações positivos contra algumas unidades ou dezenas de negativas, por exemplo, um vendedor com 500 positivas contra 10 negativas pode ser considerado um bom vendedor.
Outra coisa importante é notar quando aconteceram as qualificações negativas e o motivo delas... além dos objetos vendidos e as qualificações para ele, além de ler uma boa parte de comentários sobre a negociação por parte de compradores. Alguns serviços que podem ser úteis são identificação do vendedor através do cartão de crédito, disponível em alguns serviços como o Mercado Livre, e, também, compras via Sedex à cobrar, onde o cliente paga - em geral a maior parte - logo quando recebe, porém há o inconveniente de ter que se deslocar para uma agência dos correios.

Para compras internacionais é recomendado a utilização de serviços como o Yahoo Shopping, no qual, semelhante aos sites de leilões, há listas com produtos à venda e as lojas que os vendem com classificações e resenhas por usuários do serviço.

Então é isso, tomando os devidos cuidados você poderá comprar produtos mais baratos com uma maior segurança, e assim, você poderá viver melhor, feito eu.


4 Comments:

  • discordo! =D
    Primeiro pelo texto e sua tese com um argumento não convincente. Depois pela influência de visão de "melhoria de vida" que está imbutido no mesmo, pois tem um seguimento consumista. E ,além de tudo, de se ausentar da culpa pelas vielas da facilidade. No país em que vivemos, por sinal, não nos remete condições para pensar o oposto, apesar de eu pensar justamento o própio (oposto). E me acuso também, já consumi desse tipo de facilidade. Mas quem não tem certamente consciência dos erros e do íntimo, o qual estamos ligados, o que seremos para defronte de nossos narizes senão cúmplices desta situação. Essa subversão ao estado seria considerada, por mim, se tivesse um futuro não-excludente e menos desigual para o país, mas não.

    Vo elogiar tbm!
    O texto apresenta uma lógica clara diante da visão social não-moralista. Vendo desse ponto, pode-se dizer que está, de fato, está correto. Mas tem pontos que não me agradam. Então tá lá a crítica.

    Henrique, abraço cara =D

    By Anonymous Anonymous, at Sun Jun 19, 10:06:00 pm GMT-3  

  • Caramba will, quando eu crescer eu quero aprender a escrever que nem tu :)

    Não acho essa atitude correta porém não vejo saída outra saída para a classe média sobreviver em um nível um pouco acima da média na realidade brasileira. :)
    Porém uma notícia boa é a "MP do Bem", medida tomada pelo governo para diminuir a desigualdade social sobre a qual não conheço profundamente o suficiente para comentar mas me parece bastante favorável.

    obs: Não digo que uma pessoa deva viver apegada a bens materiais mas acho que uma pessoa pode viver melhor tendo o livre acesso a alguns deles.

    Abraços :)

    By Blogger Henrique Vicente, at Sun Jun 19, 11:10:00 pm GMT-3  

  • Concordo com tudo que foi dito e vou além. O maior problema, depois do imposto, é o fato de que alguns produtos não são produzidos no Brasil e você só pode comprá-los por importação. E isso inclui impostos abusivos.

    E vou lhe deixar uma dica (se é que você já não saiba). Li que tem interesse em importar um DAP (Digital Audio Player). Te recomendo qualquer um da linha iRiver (de preferencia o H340). São superiores a todos os outros que existem no mercado nacional (e internacional) e é um exemplo de produto que não tem no Brasil (eles não tem representante aqui). Bem diferente dos iPod´s. Também consegui por um cara no Mercado Livre que me trouxe dos EUA.

    By Anonymous Anonymous, at Sun Jun 26, 05:42:00 pm GMT-3  

  • Tem pessoas que defendem o pagamento de impostos porem não se dão conta do quanto pagamos so pra se ter uma ideia existem pessoas que trabalham pro governo e nao tem aumento a mais de 10 anos :) . Um professor por exemplo no Rio Grande Sul que trabalha pro estado ganha uma media de 800 reais com nivel superior e ae como fica? O governo ja roubou centenas de milhares de reais, se esse dinheiro que o governo roubou fosse aplicado daria mais de 300 mil reais .

    By Anonymous Anonymous, at Tue Apr 04, 02:40:00 pm GMT-3  

Post a Comment

<< Home