Henrique Vicente

Wednesday, October 12, 2005

Incrementando a qualidade do ensino público brasileiro

É o seguinte...
Acho que todos concordam que para o ensino público brasileiro está uma porcaria e precisa serr melhorado. Também acho que todos concordam que para isso ocorrer a qualidade de vida dos funcionários da educação precisa de melhorias.

Aqui está algumas idéias que eu considero úteis:

  1. Aumento dos salários dos funcionários dessa área;
  2. A adoção de um complento salarial variável de acordo com o rendimento escolar dos alunos da rede pública;
  3. Incentivo financeiro, material e psicológico aos alunos da rede pública;
  4. Reestruturação das escolas públicas;
Então, alguns comentários a respeito dos tópicos acima:

1) É dispensável qualquer tipo de comentário. O salário atual da maior parte dos professores de escolas públicas é simplesmente ridículo. Assim eles não têm condições para estudarem e aprimorarem os seus conhecimentos.

2) Esse salário variável seria uma espécie de fazer os professores se preocuparem não apenas em receber o salário no final do mês, mas em se preocuparem em receber esse completo, que seria entregue a partir do início de cada ano após um exame nacional que seria realizado com todos os alunos de escolas públicas entre a quinta série e terceiro ano. Esse valor variável deveria variar como uma função crescente com grau maior que um, não como uma função de primeiro grau. Isso seria uma espécie de valorizar o trabalho dos professores quanto mais eles se esforçassem para aumentar o nível da educação.

Esse valor complementar seria calculado de acordo com uma estatística entre a média da nota dos alunos do professor beneficiado, nota geral dos alunos de todo o ensino médio, etc. Em fim, de forma a incentivar os professores a ensinarem [para ganhar mais] e de fazer esses mesmos professores não aceitarem professores irresponsáveis, pressionando-lhes ensinar bem.

3) Esse exame a que me referi acima também seria usado para beneficiar os alunos.
Os melhores poderiam receber premiações, por exemplo. Tais como: Créditos para compra de materiais didáticos, computadores, celulares, entre outras coisas do gênero... Considero necessário um apoio psicológico para diminuir a quantidade de alunos problemáticos, entre outros...

4) Isso devia ser feito de forma a evitar corrupção ou ao menos uma grande corrupção. Como poderia ser feito? Considero que deveria ser criado uma comissão nacional para analisar reformas de escolas, por exemplo. Então essa comissão seria responsável por analisar a escola antes e após a reforma. O orçamento seria divulgado abertamente e a direção da escola seria responsável por cuidar da utilização dos bens e dinheiro aplicado nas mudanças. Já os alunos seriam responsável por indicar mudanças. Após os fins das obras haveria uma análise por uma comissão com membros diferentes daqueles que analisaram a situação anterior da escola. Todos os dados (i.e., fotos) recolhidos pelos membros do outro grupo de trabalho estariam disponíveis para esse segundo grupo. Esse grupo faria uma análise para saber se o dinheiro foi bem investido. Após isso os alunos da escola seriam chamados para uma votação onde responderiam em urnas eletrônicas a algumas questões como:
  • Está satisfeito com as mudanças?
  • Tomou conhecimento de acidentes envolvendo alunos por causa das obras?
  • Acredita que o dinheiro foi completamente aplicado nas obras, sem desvio e/ou superfaturamento?
  • Está satisfeito com a diretoria do estabelecimento de ensino?
Entre outras perguntas. As resposta, dependendo do tópico, poderiam ser: Sim, Não, Regular, Pouco, Muito.

Essas respostas seriam anônimas e analisadas numericamente para, caso apareçam indícios de problemas, ser aberta uma comissão de investigação.

Pronto, acho necessário alguma coisa assim caso contrário acho que vai demorar ainda umas sete décadas para o ensino brasileiro melhorar..


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