Henrique Vicente

Sunday, September 04, 2005

Novos Conceitos para o Desktop

Você já notou o quanto a tecnologia evoluiu entre os anos 80 até os dias de hoje? Provavelmente sim. Talvez tenha notado também que, apesar disso, o conceito de ambiente gráfico não mudou de forma significativa.

Mesmo entre usuários assíduos de softwares livres, reconhecidos por serem entusiastas de novas tecnologias e idéias, o conceito de ambiente de trabalho predominante é semelhante ao idealizado pela Apple, duas décadas atrás.

Falando de forma mais clara: uma tela de fundo onde se pode colocar alguns ícones destinado para abrir aplicativos ou arquivos sobreposto por algum pequeno painel horizontal na parte inferior onde encontramos: menu, relógio, uma lista dos aplicativos em uso e uma bandeja do sistema, no meu sistema nessa última eu encontro ícones dos seguintes programas: KMix, KNotes, Akregator, Klipper, JuK, Konversation e Kopete.

A idéia de transformar o desktop em algo mais produtivo não apareceu agora mas certamente progrediu bastante com o advento do SuperKaramba, um projeto que inspirou o Plasma. Antes de entender o que vem a ser o projeto Plasma precisamos entender o que é o KDE.


Em poucas palavras, o que é o KDE?
O KDE é um ambiente de trabalho livre para desktops que usam sistemas UNIX ou neles baseados, como o famoso Linux. Ele não se resume apenas ao gerenciador de janelas, mas, a um ambiente completo que oferece a boa parte dos usuários todas as ferramentas necessárias para usar um computador com dignidade.


E o que é o Plasma?
Plasma é um projeto para transformar o visual do KDE de forma a aumentar a beleza, o design e usabilidade, com inovações, transformando totalmente o atual conceito de um ambiente de trabalho para desktop para algo além, mais moderno.


Como tudo começou?
Não é possível delimitar quando essas idéias começaram a ser mais valorizadas, para o KDE essa busca por uma maior possibilidade de interainteratividade ganhou bastante interesse com o advento do SuperKaramba. Ferramenta que permite você criar e usar pequenos utilitários no seu desktop KDE sob o fundo de tela. Entre algumas utilidades podemos encontrar calendários, dicionários, leitor de notícias entre outras coisas.


Algumas coisas a melhorar...
O KDE é um dos ambientes de trabalho para desktop mais completos mas ele peca na quantidade exagerada de opções disponíveis para os usuários. O problema em si é a variedade de programas com funções semelhantes e a quantidade de ícones que alguns aplicativos possuem como padrão. Tal problema deverá ser resolvido de duas formas. A primeira forma é a eliminação dos programas semelhantes que aparentemente será realizada através da junção desses programas em apenas um, o que for considerado mais avançado. A segunda forma será a retirada desses ícones, deixando apenas os mais usados e possibilitando o acesso às outras funções via menu.


Para terminar, um pouco além de Plasma...
Além do Plasma, a pouco o KDE se uniu à Fundação Wikimedia, da qual a Wikipédia, a maior enciclopédia do mundo, faz parte.
Essa união tem como intenção aproveitar as informações dos projetos da Wikimedia para disponibilizá-las em programas do KDE. Por exemplo, para incrementar programas gráficos e processador de textos com cliparts.



O diagrama acima, desenhado por Holger Voormann, representa uma negociação de conteúdo usada para troca de dados entre serviços web. Algo semelhante deverá ser adotado para as estações de trabalho KDE se comunicarem com os servidores da Wikimedia.


Infelizmente noto que não tenho tempo para terminar esse artigo, por isso decidi publicá-lo mesmo sem ter chegado ao ponto que queria chegar. Termino mostrando apenas uma das várias facilidades que estarão presentes no KDE 4.



A imagem ao lado mostra um esquema do pager, esses quatro quadrinhos, um sistema para mudar de ambiente, que lhe permite organizar melhor o seu Desktop. Por exemplo, usar o primeiro ambiente para diversão, o segundo para navegar, o terceiro para deixar as janelas do Kopete abertas e o quarto para usar o editor de textos. Já esses dois lembretes aí na verdade não são notas mas um aviso de data importante e alarme que, inclusive, possibilitam uma maior interação. Permitindo ao usuário enviar um e-mail para a pessoa e abrir o organizador pessoal, respectivamente. Provavelmente aí possibilitará outras coisas como transferir os dados para um computador de mão. Quem sabe até não será possível copiar uma apresentação para apresentar no dia para um PDA ou Pendrive através de um lembrete como esse. Em breve saberemos...

Foi mal por fazer você perder tempo lendo esse texto que nem procurei revisar.... Depois eu arrumo algum erro que tenha nele, por hoje é só. Passei mais de um mês para terminar. Isso porque tem mais uns dois para publicar que está no ar a mais de dois meses... É, depois disso acho que você não vai querer nem ler...

Referência e leituras interessantes:
  1. Plasma: KDE4 Desktop Shell: Plasma for KDE
  2. Nine things KDE should learn from Mac OS X
  3. Some basic thoughts about KDE 4
  4. KDE and Wikipedia "WiKintegration"
  5. What is KDE?
  6. Interview with Aaron Seigo by Linux Magazine


0 Comments:

Post a Comment

<< Home