Henrique Vicente

Friday, October 14, 2005

Você realmente produz o que acha?

Assim como construir uma casa, fazer um site é uma coisa que demanda responsabilidade
Essa mensagem é para os que pensam em ser web designers, mas estão ficando confusos com as coisas sem noção que encontram pela Internet. E para aqueles que pensam que são, mas não sabem o sentido real de "desenhar".

Ser um web designer não significa ter que fazer sites com vários enfeites. Na verdade, isso é extremamente bom, uma vez que você se torna capaz para isso. Mas tenha cuidado, se você não tem experiência e tenta fazer isso, o que você provavelmente terá é um site podre. E isso não é algo difícil de se conseguir. Se você quer fazer algum podre, basta seguir uma ou mais dos passos abaixo:


  • Começe por utilizar um programa ultrapassado de desenvolvimento WYSIWYG, que em português significa: "O que você pega é o que você vê". Melhor ainda, por que não tentar aquela porcaria chamada Frontpage? Uau! É um programa aprovado da Microsoft...

  • Use HTML. Por que você iria iniciar com alguma tecnologia nova, como XHTML, enquanto a maioria dos usuários de Internet continuam usando o MSIE? Um navegador web ultrapassado que não suporta XHTML completamente;

  • Se você estiver usandoHTML, por que não misturar isso com algumas técnicas usadas em XHTML? Inclusive mude o cabeçalho do documento indicando que ele não é um HTML, mas um XHTML-anything!

  • Não ouça os usuários da minoria. Para quê você irá se preocupar com uns 5% que não conseguem usar o seu site de modo algum? Espere até que eles se tornem algo maior, como 25%. Então entre em acordo com o seu cliente para ele lhe dar mais dinheiro para uma reconstrução do site inteiro...

  • Pensando em seguir as especificações e recomendações do W3C? Peraí! Você foi chamado para participar desse orgão hipócrita? Microsoft está lá, olhe para o navegador dela! Se a Microsoft é um membro dela e não segue, por que você deveria? Logo você, um mero pseudo web designer;

  • Por que você usaria um código limpo quando você pode usar "poderosas" proteções para proteger a sua "fonte" roubada? Não se esqueça de deixá-lo bonito usando letras maiúsculas e minúsculas de forma alternada em tags originalmente feitas para serem minúsculas. Culpe os modernistas! "Arte pela arte. Até na MarkUp!"

  • Flash comanda! Use isso em todo lugar! Escreva um botão de envio de email lindo, cheio de efeitos especiais, agora mesmo! Sim, você pode fazer isso de graça!

  • Uma vez que Flash sozinho não funcione, por que não aprimorar a interação com os usuáios através de perguntas "pulantes" feitas com auxílio de JavaScript. Perguntas extremamentes úteis, como:
    "Qual é o seu signo?"

  • Após tudo isso, não deixe o usuário sair do seu site; Coloque uma propaganda do lado direito de cada paragráfico... Você sabia que a Internet é a Nova América, correto? Nela os seus sonhos se transformam em realidade!

Tudo certo,
apenas siga esses passos para se tornar um bem conhecido web designer. Mas não se esqueça de ler a recomendação abaixo ['porque ela pode mudar a sua vida de web designer]:
"Não Acredite Em Tudo Que Escuta"


Se você continua acreditando que pode ficar rico pelos passos acima, eu simplesmente não sei como lhe ajudar. Não sou um psicólogo. Nem um psiquiatra. Por que o que você realmente precisa é de assistência técnica. Talvez o serviço social possa lhe ajudar...


Nota aos que ficarem chateados com o texto:
Fiz esse artigo primeiro em inglês, mas decidi traduzir para português já que o que me influenciou a escrever foi a falta de profissionalismo do que eu acredito ser a parte esmagadora dos brasileiros que se intitularam
web designers. Foi mal, mas apenas fiz minha parte. Mostrei o problema. Faça a sua, estude para virar um web designer de verdade.

Em inglês:
Do you really get what you want?


1 Comments:

  • Gostei do post!
    Quando fiz meu site tentei o objetivo era ser simples e funcional... funcionou perfeitamente!

    Odeio sites pesados que abrem totalmente em flash, com animação... se começar tocar música então dá vontade de nunca mais entrar.

    Bom post.

    Abraços!
    Carlos

    By Anonymous Anonymous, at Fri Apr 06, 02:39:00 pm GMT-3  

Post a Comment

<< Home