Henrique Vicente

Sunday, June 11, 2006

Lavagem cerebral com Capitão Copyright

Que copyright e patentes é algo para defender os interesses de uma minoria é algo que as pessoas com um pouco de raciocínio crítico sabem, ainda que aproveitem dos mesmos em detrimento da sociedade em geral. Mas a Access Copyright Agency, uma agência de copyright cadanense ???sem fins lucrativos???, foi longe demais.

Ela criou um super-herói ridículo, o Capitain Copyright, com uma história mais ridícula ainda com o objetivo de fazer lavagem cerebral em crianças entre o primeiro ao oitavo ano de educação do Canadá.

A idéia é realizar um monte de atividades idiotas com o objetivo de fazer a criança defender os interesses da indústria e, acima de tudo, achando que tá fazendo algum músico, fotógrafo, ator ou outro qualquer não morrer de fome.

Ao fazer esse post até agora eu já desrespeitei a estranha política de copyright deles que de tão bizarra em toda página do site deles tem escrito algo como "informações e notas sobre a propriedade intelectual, ao invés de simplesmente alguma coisa básica como Informações de Copyright.

Bem, eu desrespeitei porque eu estou criticando o treco e coloquei o link para o site. Isso mesmo, se eu estou criticando não posso colocar o link. Mas que m*, em? Será que se um dia eu quiser ir para o Canadá vou ser preso ou multado por desrespeito a propriedade intelectual? Ah, que eu me lembre esse limite que eles tentam impor aí é proibido por lei...

Agora é que eu vou poder ser preso... Ui!

Era uma vez um menino que estava terminando o último quadro do primeiro cartoon dele, daí chega um desses "bad guys" que aparece direto em filme americano e o vai ridicularizar... Então ele acaba convencendo o mesmo que todo mundo gosta de cartoons, afinal, senão não tinha em tudo que era jornal... Ele pensa um pouco e acaba roubando o cartoon do menino, tira fotocópias na própria escola e vai vender no hall e logo como se fosse dele!!! Isso fez o menino ficar bravinho e decidiu que nunca mais iriam fazer uma sacanagem daquelas com ele! E com mais ninguém! Ele agora é, than, than, than, than, Capitão Copyright. o.O

Uma história comovente, não?
O filho de um bilionário qualquer que escreve para o The Register ficou até emocionado que pediu apoio ao pai para apoiar a causa...

Pois bem, é interessante notar que o site possui também uma pequena parte de referências copiada ilegalmente da Wikipédia visto que não respeitou a licença livre adotada pela mesma (algo que poderia render um bom processo judicial), além de negligenciar várias coisas que não são do interesse da entedidade que uma criança ou qualquer outro ser humano que não dê lucro para ela saiba.

Mais:
Captain Copyleft... Uma paródia bem interessante... (em espanhol)
Captain Copyright Is Captain Copycat?, Techdirt
Captain Copyright, por Michael Geist

Upgrade: menos de 30 segundos após eu publicar esse texto descubro que mudaram agora a política do link...


0 Comments:

Post a Comment

<< Home